sexta-feira, 28 de abril de 2023

ABRIL - MÊS DA PREVENÇÃO DE MAUS TRATOS NA INFÂNCIA


Em 1989, Bonnie Finney, uma mulher norte americana, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Este gesto e a repercussão da iniciativa definiram abril como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

“O Azul funciona para mim como um constante alerta, para lutar pela proteção das crianças”, disse Bonnie Finney.

Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó ao neto, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis durante o mês de abril. O símbolo lembra aqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e representa também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

Qualquer criança ou jovem pode ser alvo de violência - física, psicológica ou sexual, presencialmente ou em contexto online -, independentemente da sua idade, sexo ou estatuto socioeconómico.

Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, que realizam ações de prevenção contra os maus-tratos.

A iniciativa tem como mote “Serei o que me deres…que seja amor”

retirado de https://www.internetsegura.pt/noticias/abril-e-o-mes-da-prevencao-dos-maus-tratos-na-infancia

0 comentários:

Enviar um comentário